Quantos já terão por lá passado sem nunca terem dado por ela?
preparar a mochila!
Alguns dos mais belos segredos e mistérios de Portugal escondem-se entre as nossas planícies, vales, montanhas, planaltos e outro recantos. Estes lugares de inenarrável beleza e infinita magia, são passíveis de ser descobertos apenas por quem não teme entregar-se à força do espírito e dos sentidos.
vasco graça moura (1942-2014)
«não és mais do que as outras, mas és nossa, e crescemos em ti. nem se imagina que alguma vez uma outra língua possa pôr-te incolor, ou inodora, insossa, ser remédio brutal, mera aspirina, ou tirar-nos de vez de alguma fossa, ou dar-nos vida nova e repentina. mas é o teu país que te destroça, […]
novo em folha
Para falar que algo nunca foi usado ou que, se já foi, está em ótimo estado, dizemos que está «novo em folha».
Requerimento
O requerimento é a forma do cidadão se dirigir à autoridade, solicitando um benefício, isto é, a satisfação de um interesse.
ovelha negra
Esta expressão não é brasileira nem restrita à língua portuguesa.
pensar na morte da bezerra
A história mais aceitável para explicar a origem da expressão é proveniente das tradições hebraicas, onde os bezerros eram sacrificados a Deus como forma de redenção de pecados.
você conhece a história dos calendários?
Ao longo dos séculos a humanidade desenvolveu diversos calendários. O objetivo inicial era prever as estações, determinar épocas ideais para plantação e colheitas ou mesmo estabelecer quando deveriam ser comemorados feitos militares ou realizadas atividades religiosas. Alguns desses calendários continuam em uso, como o Judeu e o Muçulmano.