1. Engenheiro Biomédico
Uma das profissões mais promissoras dadas as preocupações constantes em relação às áreas de saúde e, por o desenvolvimento dessas áreas estar dependente e subordinada aos avanços da tecnologia aplicada nas mesmas. É, então, uma área que cruza conhecimentos de saúde com técnicas de engenharia. Isto é, um engenheiro biomédico está habilitado a desenvolver e a melhorar novos equipamentos para prevenção, diagnóstico e terapia das mais variadas doenças, como por exemplo, a produzir órgãos artificias, próteses, instrumentos médicos, etc.
2. Analista de comunicações e sistema de redes e dados
Dada a adesão em massa às novas tecnologias e à massificação do uso de smartphones, cada vez existe mais interação e troca de informação através da internet e da intranet. É preciso, então, que existam pessoas capazes de conceber, construir e fazer a manutenção e testes na área das tecnologias da informação, que façam essa gestão do serviço online de armazenamento de dados e aplicações.
3. Assistente de saúde
Com o envelhecimento progressivo das populações, serão precisos profissionais habilitados a lidar com essas mudanças nas características etárias das populações. Um assistente de saúde pode cuidar das pessoas em hospitais, casas especializadas ou em casas particulares. Para além de estar habilitados a identificar sinais vitais e a medicar os pacientes, poderá ter também de prestar auxílio nas refeições e a cuidar do sítio onde as pessoas vivem.
4. Engenheiros de petróleo
As especulações em torno do fim do petróleo são cada vez mais. Assim como o mercado ligado a este recurso. A mão-de-obra, no entanto, é escassa, traduzindo-se desta forma numa área com potencial e na qual deve apostar. Para atuar nesta área deve ter habilitações em engenharia, geologia e física. Deve, também, ser capaz de desenvolver projetos de exploração, para além da produção e comercialização de petróleo e gás natural tendo como preocupação o ambiente e a rentabilização de recursos.
5. Auditor financeiro
Um auditor financeiro analisa e investiga as contas e os gastos para garantir que se está a cumprir a lei. Tendo em conta, o aumento dos problemas com os bancos e com as empresas, é uma profissão com cada vez mais postos de trabalho.
6. Marketing
As empresas preocupam-se cada vez em diferenciar-se da concorrência. Um especialista em marketing analisa a forma como os mercados funcionam, o perfil da concorrência e a ajuda a perceber quais são as movimentações estratégicas que a empresa deve adotar. Portanto, ajuda a posicionar uma marca e a comunicar as características que as distinguem das outras, para obter vantagem competitiva.
7. Engenheiro de mobilidade
Um engenheiro de mobilidade é responsável pela construção, pelo funcionamento e pela assistência das mais variadas infra-estruturas, conferindo se estas cumprem as normas que as legislam. Para além dessas funções, têm de fazer a gestão da sinalização e planear os transportes nas cidades.
8. Especialistas em cuidados da pele
As preocupações relacionadas com o aspeto já não se restringem apenas ao universo feminino. Cada vez se consomem mais produtos e serviços deste tipo de mercado, desde tratamentos de rejuvenescimento, botox, lasers, peelings a produtos para ajudar a combater no nosso corpo todas as marcas que o passar do tempo deixa.
9. Bioquímico e biofísico
Estes profissionais preocupam-se em entender as doenças e a arranjar formas de as combater e curar. Estudam, portanto, os organismos vivos ao detalhe e experimentam manipulá-los para tratar doenças e distúrbios genéticos.
10. Personal Trainer
As preocupações com a imagem e com um estilo de vida saudável estão a aumentar, assim como os adeptos da atividade física. Portanto, apostar em cursos ligados ao desporto e ao bem-estar serão certamente boas apostas.